domingo, 20 de dezembro de 2015

Ibejís


Ibejís são os Orixás que protegem as crianças.
Foram sincretizados a São Cosme e São Damião, são conhecidos como os Orixás de amor e alegria.
Os espíritos trabalhadores sobre a influência de Ibejí, apresentam-se normalmente sob a forma de crianças ou espíritos de crianças, porém espíritos não têm idade, apresentam-se desta forma de modo a facilitar a comunicação com as nossas crianças.
Esses espíritos puros trazem a cura para as doenças e amparam todas as crianças enquanto elas manterem a inocência.

Seus domínios são os parques, jardins e grandes relvados. Sua cor é o rosa. Os espíritos que trabalham sob a irradiação de Ibejí são espíritos de grande força espiritual. Não devemos julgá-los fracos devido à forma como se apresentam, ou seja, como crianças.

Nas obrigações a Ibejí são utilizadas velas cor de rosa, flores com tonalidade rosa e sem espinhos ou ainda brancas. Também são usados doces como as cocadas, rebuçados, bolos, etc. A bebida é a água pura ou então misturada com mel e mais recentemente, são utilizados refrigerantes como o guaraná.

A eles podemos pedir proteção contra demandas e malefícios; pedir principalmente proteção para nossas crianças e principalmente as enfermas.


Ao pedir ajuda à linha de Ibejí, faça-o com o coração isento de mágoas e amarguras. Por serem extremamente positivos, afastam-se das pessoas interesseiras, com pensamentos negativos e egoístas.
São poderosos aliados das forças do bem, nada malígno consegue resistir a eles.

No mês de Setembro de todos os anos, os terreiros preparam grandes festas em sua homenagem, procurando desta forma devolver a eles a proteção e o carinho que nos dispensam, principalmente aos nos filhos e as pessoas doentes.